top of page

ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA INFANTIL

O câncer infantil refere-se a uma variedade de cânceres que ocorrem em crianças. Ao contrário do câncer em adultos, que pode ser influenciado por fatores de estilo de vida e ambientais, o câncer infantil geralmente não tem uma causa específica conhecida. Esses cânceres são resultado de mutações genéticas nas células, que causam crescimento celular anormal e descontrolado. Apesar de ser raro em comparação com o câncer adulto, o câncer infantil é uma das principais causas de morte por doença entre crianças e adolescentes, exigindo atenção especializada e tratamentos que considerem as particularidades do desenvolvimento infantil. Os principais exames para detectar câncer infantil são: Hemograma, Exames de imagem e Fundo de olho.

​

Os principais tipos de câncer em crianças incluem leucemias, que são cânceres do sangue e da medula óssea; tumores cerebrais, que são os tipos mais comuns de câncer sólido em crianças; e o linfoma que afeta o sistema linfático. Outros cânceres menos comuns, mas também significantes, incluem o neuroblastoma que acomete mais bebês e crianças pequenas, afetando as células da glândula adrenal e do sistema nervoso simpático. Cada tipo de câncer infantil requer abordagens específicas de diagnóstico e tratamento, muitas vezes envolvendo uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

​

Um especialista em hematologia pediátrica, possui o conhecimento específico e a experiência necessária para gerenciar essas complicações de forma eficaz, personalizando o tratamento para as necessidades únicas de cada criança.

​

O acompanhamento contínuo por um médico hematologista pediátrico garante que as crianças com anemia falciforme recebam as vacinas e os cuidados preventivos adequados para evitar infecções, uma das principais causas de morbidade e mortalidade nessas crianças, além de facilitar a abordagem interdisciplinar da doença, coordenada com outros profissionais de saúde, como nutricionistas, psicólogos e especialistas em dor, assegurando um cuidado integral. Esta abordagem inclui não apenas o manejo clínico da anemia falciforme, mas também o suporte psicossocial para a criança e sua família, o que é fundamental para a qualidade de vida.

botaoFlutuante.png

© 2024 por INSTITUTO SYRIUS. Orgulhosamente desenvolvido por MV Company.

​

Responsável Técnico
Dr. Gustavo Zamperlini – CRM 134924

bottom of page